domingo, 12 de abril de 2009

Coelhinhos que botam ovos de chocolate? É isso a Páscoa?

Hoje estão todos preocupados com ovos de chocolate, coelhinhos de tals... As crianças são induzidas desde pequenas a acreditar que a Páscoa significa ganhar chocolate, algumas passam anos achando até que coelho bota ovo, que é o lógico, por que ele traria ovo se não botasse? E ovos de chocolate ainda! Esse besteirol todo camufla o verdadeiro sentido da Páscoa. Ontem vi na televisão um pronunciamento dizendo que o Papa Bento XVI iria enviar ovos de chocolate para as crianças vitimadas pelos terremotos que atingiram a Itália... aí, não, até o Papa???
Será que quem for entregar os ovos vai explicar para as crianças a verdade sobre o coelhinho, os ovos e a Ressurreição de Cristo? Ou vai apenas presenteá-las com chocolates em forma de ovo e, quem sabe, alguns desenhos de coelhos ovíparos?
O simbolismo da Páscoa é interessante para que as crianças entendam o seu verdadeiro significado, mas parece que atualmente nem os adultos se lembram dele. Alguns seguem rituais religiosos, participam da procissão de Ramos, vão à Missa de Lava-pés, não comem carne na sexta-feira da Paixão, fazem vigília no sábado (ou pelo menos dizem que não vão à missa porque haverá, na verdade, uma vigília na igreja), e cumprem a missa de Páscoa no domingo. Mas será que essas pessoas conseguem assimilar o verdadeiro significado da Páscoa? Será que eles se penitenciam, analisam suas vidas, suas atitudes, seus pecados, tentam renovar sua fé, seus votos de amor, tentam imaginar e retribuir o sofrimento de Cristo ao morrer na cruz para nos salvar?
A maioria, certamente, não pensa nessas coisas. Apenas repete os rituais consagrados. Muito nem sabem o significado dos símbolos pascais, nem dos da Igreja, nem mesmo, às vezes, do coelho e do ovo.
Páscoa é ressurreição, literalmente, retorno da morte à vida. É o momento do ano agendado para que nós possamos refletir sobre nossos pecados e vícios, nos penitenciar e tentar ressurgir, ou seja, é o momento de tentar renovar nossas vidas, corrigindo o que estiver nos fazendo mal ou afastando de Cristo. Páscoa é vida nova, por isso, o ovo - indicação de uma vida que está para nascer - , por isso, o coelho - símbolo de fertilidade - .
O verdadeiro sentido da Páscoa não está relacionado à distribuição de ovos de chocolate para as crianças ou entre casais apaixonados, e nem mesmo ao cumprimento dos ritos católicos passo a passo. A Páscoa é um momento de reflexão interna, é um agendamento anual para que todos sejam motivados a refletir sobre o seus vícios, seus erros cotidianos, seus males interiores... é momento de voltar-se para si e renascer para o mundo, procurando ser uma pessoa melhor!
Que todos sejam capazes de renascer nessa Páscoa!

3 comentários:

  1. Infelizmente, as crianças crescem sem saber o verdadeiro significado das datas.
    Belo texto, parabéns!

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. A superficialidade é a cultura da vez! Para que se importar com uma coisa que já é assim ha tanto tempo? Pra que decifrar os codigos se o melhor da festa é o bolo?

    Pensar cansa... Deixa o dia seguir cheio de clichês mal entendidos... o resto é festa!

    Há quem queira saber mais... e a tendencia é melhorar! (eu e esse meu otimismo!rs)

    Feliz Páscoa Samira!

    ResponderExcluir
  3. Fabrício, meu leitor mais assíduo, Feliz Páscoa!!!

    ResponderExcluir

"Não, meu coração não é maior que o mundo, é muito menor. Nele não cabem nem as minhas dores, por isso gosto tanto de me contar!" (CDA)