terça-feira, 21 de abril de 2009

Eu também sinto com a imaginação. Todos nós sentimos.

Treinando a emoção para ser feliz, de Augusto Cury, é o livro que estou lendo esses dias, fora os de estudo e trabalho, claro. E, de repente, numa passagem me lembrei deste poema de Fernando Pessoa. Aí está o poema. Aproveitem-no para tomar cosciência de que podemos controlar nossas emoções através de nossos pensamentos. É difícil, confesso. Mas continuarei tentando.



Isto

Dizem que finjo ou minto
Tudo que escrevo. Não.
Eu simplesmente sinto
Com a imaginação.
Não uso o coração.

Tudo o que sonho ou passo,
O que me falha ou finda,
É como que um terraço
Sobre outra coisa ainda.
Essa coisa é que é linda.

Por isso escrevo em meio

Do que não está ao pé,
Livre do meu enleio,
Sério do que não é.
Sentir? Sinta quem lê!

Fernando Pessoa

6 comentários:

  1. Muito bom!
    Sentir com a imaginação é òtimo. Me divirdo de brincar em imaginar sentidos e sentimentos irreais para o meu exterior, mas tão vivido em minha mente.
    Ainda não conhecia seu blog. Preciso visitar mais.

    ResponderExcluir
  2. Controlar as emoções através dos pensamentos é uma coisa na qual todos deveríamos fazer, mas confesso que para mim é quase impossível.
    Talvez por ser extremamente passional, por isso minhas dores de amor -geralmente localizada em nossas mentes apaixonadas- tornam-se físicas em mim. Morrer de amor parece possível em se tratando deste Lucas frágil que há em mim, mas ao misturar-se ao Lucas "durão" resulta numa mistura que não me agrada, torno-me uma pessoa um tanto vingativa e não ligo muito para o próximo. Fico alternando entre estas duas faces de mim, com medo de qual prevalecerá com o tempo, tudo porque não consigo controlar minhas emoções como deveria!

    Parabéns!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Tá aí um bom exercício!
    mas é dá tanta trabalho quanto o sentimente simplesmente vivido. Sentir, seja de qual maneira for, exige do que exerce a ação muito suor.

    Vou incluir na minha meditação diária!

    Salve Pessoa!

    ResponderExcluir
  4. Caraca! Sempre achei que forjava uma fantasia para ver um resultado letrado de um sentimento ficticio. Ainda bem que Fernando escreveu algo assim. me sinto "mesmo pior"!

    ResponderExcluir
  5. Nossa, gente! Eu confesso que nunca pensei que essa poema renderia tanta filosofia...
    Que bom que foi inspirador!
    Que bom que gero reflexão!
    Parabéns a todos. Saibam que todos merecem aplausos pelo simples fato de expor seus sentimentos (fingidos ou não) e opiniões.
    Sou fã de todos vocês!

    Beijooo.

    ResponderExcluir

"Não, meu coração não é maior que o mundo, é muito menor. Nele não cabem nem as minhas dores, por isso gosto tanto de me contar!" (CDA)