domingo, 3 de maio de 2009

Considerações sobre Flamengo X Botafogo

Hoje é dia de futebol, é a final do Estadual. E me encontro numa cidade do Rio... já imaginaram não é? Um bando de fanáticos flamenguistas e poucos fiéis e auto-suficientes botafoguenses respiram o tal jogo, ou seja, enchem o saco de quem não está nem aí para essa final.
Não que eu seja contra o futebol, tenho meu time de preferência e nenhum problema eu revelá-lo, esteja ele na primeira, segunda ou terceira divisão... é, isso mesmo, sou tricolor de coração, Fluminense, sim, com muito orgulho. Também me empolgo quando estamos entre os mais bem cotados do ano, também espero ansiosamente as finais das quais participamos... mas tenho certeza de que não encho o saco de ninguém por conta disso. E nem sofro. Não ganho nada, quer meu time ganhe quer meu time perca.
Quando o seu time é campeão, você ganha alguma coisa? O clube te envia algum dinheiro? Um ingresso para o próximo jogo, uma camisa, um bônus qualquer que seja? Não. Tenho certeza de que, assim como eu, ninguém ganha nada além de alegria ao ver seu time ser campeão. A não ser numa aposta entre fanáticos! Então, gente! Para que essa euforia toda? Para que tentar humilhar as outras torcidas o tempo todo? Para que as carreatas infinitas que se formam depois dos jogos atrapalhando o trânsito de quem nada tem a ver com isso? Para que brigar com a família, com o amigo de infância e com todos os outros tocedores para defender que "não, não estava impedido, esse juiz é um filho da... mãe." Claro. Coitado do juiz. Coitados dos adversários. Coitados dos que são obrigados a conviver com o fanatismo exagerado e prepotente de quem é flamenguista ou com a auto-suficiência esporádica de quem é botafoguense (E olha que nos últimos jogos o Botafogo fez dois gols contra, hein!)
Eu sou obrigada. Estou cercada de flamenguistas, vascaínos e botafoguenses fanáticos... daqueles que gritam o jogo inteiro, que brigam com qualquer um que fale mal, mesmo que seja a velha avó que não tem noção do que está falando, e que ficam (isso é o pior!) o tempo todo se achado o máximo porque onze jogadores que sequer sabem de sua existência cumpriram seus papéis na profissão que escolheram e venceram, mesmo não sendo apaixonados por aquele time (Olha que impessoal isso! O jogador defende quem o paga e não sua paixão, e os bobos torcedores o idolatram!). Deram um momento de alegria aos fanáticos. E amanhã, a vida continua igual. Os jogadores recompensados pelo traalho bem feito. E os fanáticos com o mesmo dinheiro no bolso. Quer dizer, alguns tenham talvez um pouco menos, por conta das preparações e comemorações do jogo.
Que irracional!

2 comentários:

  1. é... no país do futebol eles estão certos!

    Mesmo eu cético neste sentido tive que aturar as comemorações... os fogos... até mesmo no msn as frases anunciam a vitória... ou a derrota, vai saber!

    Cercados... só nos resta aproveitar a festa! Ainda tem cerveja? Salve o mengoooOOO"!

    ResponderExcluir
  2. Eu sou suspeito para comentar esse texto, já que sou botafoguense quase fanático! rs
    Não posso negar que , embora não viva em função do futebol, fiquei arrasado pela terceira derrota consecutiva para o Flamengo (Argh!) em final de campeonato.
    Tive de aturar gozação do Carlim, do meu próprio pai, flamenguista, e de mais 90% dos meus amigos! rs
    Ah, que fique registrado o meu protesto contra o Fabrício, eu sei que ele não torce para nenhum time em especial, mas "Salve o mengoooOOO" foi ofensivo demais para mim! rs

    Ótimo texto, Samira.
    Depois, se der, dê uma lida no texto que escrevi sobre esse jogo também!

    ResponderExcluir

"Não, meu coração não é maior que o mundo, é muito menor. Nele não cabem nem as minhas dores, por isso gosto tanto de me contar!" (CDA)