quarta-feira, 8 de abril de 2009

Finalmente um vencedor pensante!


Acho que nunca fiquei tão satisfeita com uma vitória do BBB. Finalmente, o Brasil escolheu, ainda que por uma diferença mínima, um brother pensante! Maximiliano, nome nobre , dono de tatuagens significativas (maximize-se e minimize-se), jogador assumido, racional, perfeccionista... frio? Se fosse, não teria se encantado tão depressa pela fofura de Francine... e não teria representado ao lado dela o casal mais... carinho, mais... compreensão, mais... amor mesmo, de todos que eu já vi no BBB. Não parecia para nós, o público, nem que era um casal arranjado para conseguir pontos no jogo, nem que era paixão física, daquela que passa quando um dos brothers deixa a casa ou descobre num terceiro brother algo mais interessante, como já vimos muitas vezes acontecer. Amor de verdade se percebe na boa convivência, sem o sofrer da paixão.
Precisamos de muitas edições, nove, para ser mais precisa, mas conseguimos ver alguém que não era estereotipado vencer o BBB, não era pobrezinho, nem caubói, nem fortão, nem alguém que veio do interior, nem carregava qualquer outro tipo de rótulo. Max é um cara comum, um jovem urbano que, como muitos outros, venceu as dificuldades que a vida apresentou, assumiu a personalidade que tinha, independente da aprovação dos outros, e escolheu ser o jogador, quando todo mundo disfarça e quer fazer exatamente o contrário... deixar o jogo levar! Um cara extrovertido, superando o adolescente tímido que foi, alguém de quem a vida cobrou muitos passos corretos porque não havia tempo de corrigir se houvesse erro, por isso, um perfeccionista que não se permite a perda... como muitos de nós.
Não que a Priscila não merecesse, ela também se mostrou muito mais do que o rótulo que recebeu, mas ainda assim, se fosse vencedora, carregaria o rótulo. Vale lembrar que todas as vezes que ela, Priscila, votou em Max, justificou usando o argumento do jogador, "ela vestiu um personagem, ele não é assim, e eu acho isso errado". Foi exatamente isso que o fez vencedor. Ele é assim, sim, tem objetivos claros, traça estratégias, luta por seus ideais, mas sem perder a ternura, o bom coração, sem deixar de lado a emoção, a brincadeira, o amor... como muitos de nós.
Parabéns, Max! Parabéns, Brasil, por estar mostrando certa consciência, ainda que através de um reality show, tão criticado por todos como cultura inútil. O BBB está, pelo menos, ensinando o povo brasileiro a valorizar quem realmente tem valor, quem faz por merecer.

2 comentários:

  1. Também gostei da vitória do Max! Ele realmenhte tem os atributos todos que você falou... O BBB pode mesmo nos ensinar algo... assim como tudo. Basta um olhar atento.

    Parabens pelo texto... e pela vitória do Max!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns à Rede Globo, por permanecer lavando mentes ao longo de tantos anos.
    Pra quê ralar igual a um @#$%&* se você pode ser um BBB!? Ou ex...
    Belo texto e bela percepção de valores! Péssimo gosto...

    ResponderExcluir

"Não, meu coração não é maior que o mundo, é muito menor. Nele não cabem nem as minhas dores, por isso gosto tanto de me contar!" (CDA)